Pesquisa Brasileira de Mídia – 2014
Em novembro de 2013, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil concluiu a mais abrangente pesquisa sobre hábitos de uso dos meios de comunicação pela população brasileira com 16 anos de idade ou mais. Foram entrevistados 18.300 indivíduos, com amostras representativas para todo o País e para cada uma das 27 Unidades da Federação, compondo o retrato mais representativo até aqui da audiência brasileira aos meios de comunicação.
O questionário cobriu aspectos gerais sobre preferências e padrões de uso de diferentes meios (TV, rádio, internet, jornais e revistas), posse de equipamentos (conexão doméstica à internet e TV paga, por exemplo) e preferência por diferentes veículos (programas de TV, estações de rádio, sites, blogs, redes sociais e títulos de jornais e revistas), entre outros temas.
O estudo foi coordenado por Wladimir G. Gramacho, chefe da Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil.
Tive o prazer de participar das rodadas (com Pedro Mundim, Emerson Cervi, Mathieu Turgeon e outros), que foram feitas para o questionário e vamos analisar os resultados em equipe.